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Atividades sobre o Simbolismo no Brasil de 1893 a 1922

1) Simbolismo no Brasil de 1893 a 1922: (PUC-SP) Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens são poetas identificados com um movimento artístico cujas características são:

a) O jogo de contrastes, o tema da fugacidade da vida e fortes inversões sintáticas.

b) A busca da transcendência, a preponderância do símbolo entre as figuras e o cultivo de um vocabulário ligado às sensações.

c) A espontaneidade coloquial, os temas do cotidiano e o verso livre.

d) O perfeccionismo formalista, a recuperação dos ideais clássicos e o vocabulário precioso.

e) O jogo dos sentimentos exacerbados, o alargamento da subjetividade e a ênfase na adjetivação.

 

 

Leia:

Faz descer sobre mim os brandos véus da calma,

Sinfonia da Dor, ó Sinfonia muda,

Voz de todo meu Sonho, ó noiva da minh’alma,

Fantasma inspirador das Religiões de Buda.

 

2) (UEL) A estrofe anterior é de Cruz e Souza, e nela estão os seguintes elementos típicos da poesia simbolista:

a) realidade urbana, linguagem coloquial, versos longos.

b) erotismo, sintaxe fluente e direta, ironia.

c) desprezo pela métrica, linguagem concreta, sátira.

d) flosofia materialista, linguagem rebuscada, exotismo.

e) misticismo, linguagem sonora, valorização do inconsciente.

 

 

Atente:

Hão de chorar por ela os cinamomos,

Murchando as flores ao tombar do dia.

Dos laranjais hão de cair os pomos,

Lembrando-se daquela que os colhia.

As estrelas dirão: — “Ai! nada somos,

Pois ela se morreu, silente e ria…”

E pondo os olhos nela como pomos,

Hão de chorar a irmã que lhes sorria.

A lua, que lhe foi mãe carinhosa,

Que a viu nascer e amar, há de envolvê-la

Entre lírios e pétalas de rosa.

Os meus sonhos de amor serão defuntos…

E os arcanjos dirão no azul ao vê-la,

Pensando em mim: -“Por que não vieram juntos?”

Alphonsus de Guimaraens

 

3) Simbolismo no Brasil de 1893 a 1922: (Faap) Só um tema domina os versos do poeta: a morte da amada Constança, sua prima. Morre adolescente; eis o fantasma que o acompanha na maioria dos versos. Escreveu estas obras, exceto:

a) Câmara ardente.

b) Dona mística.

c) Missal.

d) Kiriale.

e) Pastoral aos crentes do amor e morte.

 

Simbolismo 1890-1915 Atividades com Gabarito.

 

4) Simbolismo no Brasil de 1893 a 1922: (UFPE) Marque a incorreta.

a) Este autor representa o Simbolismo no Brasil, propondo uma poesia pura e intuitiva, explorando imagens e não conceitos.

b) A poesia simbolista é hermética, misteriosa e despreza a poética racional.

c) Cruz a Sousa, principal figura do movimento, era filho de escravos e, como tal, usou a escravidão e as injustiças como tema central de sua poética.

d) Pela espiritualização contínua de sua poesia, tenta desfazerse de todos os referenciais concretos, adotando para isso uma linguagem sublimada e musical.

e) O trecho anterior, pertencente à “Litania dos Pobres”, tem o tom do amargor social, apesar do idealismo platônico do autor e de sua tendência à espiritualização.

 

 

(UFMG) Leia o poema “Acrobata da Dor”, de Cruz e Sousa:

Gargalha, ri, num riso de tormenta,

Como um palhaço, que desengonçado,

Nervoso, ri, num riso absurdo, inflado

De uma ironia e de uma dor violenta.

Da gargalhada atroz, sanguinolenta,

Agita os guizos, e convulsionado

Salta, “gavroche”, salta, “clown”, varado

Pelo estertor dessa agonia lenta…

Pedem-te bis e um bis não se despreza!

Vamos! retesa os músculos, retesa

Nessas macabras piruetas d’aço…

E embora caias sobre o chão, fremente,

Afogado em teu sangue estuoso e quente,

Ri! Coração, tristíssimo palhaço.

 

5) Uma característica simbolista do poema anterior é a

a) linguagem denotativa na composição poética.

b) biografa do poeta aplicada à ótica analítica.

c) perspectiva fatalista da condição amorosa.

d) exploração de recursos musicais e figurativos.

e) presença de estrangeirismos e de barbarismos.

 

 

(UFV-MG) Leia atentamente os textos a seguir, respectivamente, dos poetas Olavo Bilac e Cruz e Souza:

Texto I

E horas sem conta passo, mudo.

O olhar atento,

A trabalhar longe de tudo.

O pensamento.

Porque o escrever – tanta perícia,

Tanta requer,

Que ofício tal […] nem há notícia.

De outro qualquer.

 

Texto II

Infinitos espíritos dispersos,

Inefáveis, edênicos, aéreos,

Fecundai o Mistério destes versos.

Com a chama ideal de todos os mistérios.

Do sonho as mais azuis diafaneidades.

que fuljam, que na Estrofe se levantem.

e as emoções, todas as castidades.

da alma do Verso, pelos versos cantem.

 

6) A partir de uma reflexão sobre os fragmentos acima, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) O texto I está contido nos padrões estéticos do Parnasianismo por propor valores específcos da “Arte pela Arte”.

b) O texto II insere-se na poética simbolista por priorizar elementos vagos, oníricos e, sobretudo, os mistérios da alma.

c) O texto I é parnasiano por transformar o fazer poético em um ato consciente, de elaboração e aperfeiçoamento formais.

d) Ambos os textos apresentam elementos de representação simbólica que estabelecem uma correspondência entre os mundos interior e exterior.

e) O texto II é simbolista por sugerir uma poética voltada para valores metafísicos, transcendentais e subjetivos.

 

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Gabarito com as respostas das questões de Literatura sobre o Simbolismo no Brasil de 1893 a 1922:

1) b; 2) e; 3) c; 4) c; 5) d; 6) d

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