Início / Zoologia / Reprodução nos Animais Simulado com Gabarito

Reprodução nos Animais Simulado com Gabarito

1. (Fuvest). Reprodução nos Animais: Uma abelha rainha tem os seguintes pares de genes alelos que segregam independentemente: AaBbDdEe. Sabendo-se que os zangões surgem de óvulos que se desenvolvem por partenogênese, quantos genótipos diferentes, relativos a esses quatro pares de genes, podem apresentar os zangões filhos dessa rainha?
a) Um.
b) Dois.
c) Quatro.

d) Oito
e) Dezesseis.

 


2. Reprodução nos Animais: (PUC-Minas) Há casos em que óvulos não fecundados dão origem a um animal. Nesse caso, ocorre o que se denomina de:
a) neotenia.
b) gonocorismo.
c) protandria.
d) partenogênese.
e) fecundação cruzada.

 


3. (UFV) A figura a seguir está relacionada à reprodução de um certo protozoário.
Simulado com questões sobre a Reprodução nos Animais, para estudantes de nível fundamental, médio e superior.

Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de reprodução exemplificado.
a) Cissiparidade.
b) Conjugação.
c) Brotamento.
d) Partenogênese.
e) Esquizogonia.

 


4. Reprodução nos Animais: (UFMG) Observe a figura.

Com relação ao comportamento representado na figura, pode-se afirmar que ele:
a) depende do hormônio paratireoideano.
b) ocorre em qualquer fase da vida do animal.
c) representa a fecundação e desenvolvimento internos.
d) resulta em eliminação simultânea de gametas.
e) resulta em maior proteção da prole.

 


5. Reprodução nos Animais: (UFMG) Observe a figura em que se representa um fenômeno biológico.

Todas as alternativas apresentam benefícios resultantes desse fenômeno, exceto:
a) aumento da aeração no solo.
b) aumento da eficiência na ciclagem dos nutrientes na agricultura.
c) aumento do número de consumidores favorecendo o fluxo de energia.
d) maior disponibilidade de alimento para os peixes.
e) manutenção da diversidade no ecossistema.

 

Questões com gabarito sobre o grupo dos Vertebrados.


6. Reprodução nos Animais: (PUC-Rio) Os seres vivos podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente. Sobre este assunto,  destaque a afirmativa correta.
a) A reprodução assexuada promove maior variabilidade genética e produz grande quantidade de descendentes.
b) A reprodução assexuada se caracteriza pela presença de meiose, formação de gametas e fecundação.
c) A reprodução sexuada, exceto quando ocorrem mutações, produz indivíduos geneticamente iguais.
d) O brotamento é um tipo de reprodução assexuada, em que os descendentes são formados por mitoses.
e) A reprodução assexuada permite uma evolução mais rápida das espécies.

 


7. (UERJ) Existem organismos capazes de apresentar duas formas diferentes de reprodução: quando em situações favoráveis, reproduzem-se assexuadamente, mas, sob condições ambientais estressantes, a reprodução torna-se sexuada. Nessa situação, a reprodução sexuada pode ser considerada vantajosa por:
a) demandar menor quantidade de energia.
b) desenvolver seres com fenótipos idênticos.
c) produzir um grande número de descendentes.
d) gerar indivíduos com novas combinações de genes.

 


8. Reprodução nos Animais: (PUC-Rio) Embora a continuidade da vida na Terra dependa substancialmente de todo o elenco de características que definem os sistemas viventes, duas dessas características assumem maior importância para a preservação da vida no planeta. São elas:
a) composição química complexa e estado coloidal.
b) elevado grau de organização e execução das funções vitais.

c) manutenção da homeostase e alto nível de individualidade.
d) consumo de energia e renovação contínua da matéria.
e) capacidade de reprodução e hereditariedade.

 


9. (UFV) Os invertebrados prepararam uma grande festa zoológica. Entretanto, para manter os bons costumes e evitar confusão, os convites continham a seguinte advertência: “Aqueles que apresentarem fecundação interna, não entram”. Assim, dos invertebrados abaixo, aquele que poderá participar da festa é:
a) a aranha.
b) a lombriga.
c) o ouriço-do-mar.
d) o gafanhoto.
e) o caracol-de-jardim.

 


10. Reprodução nos Animais: (Unesp) Considerando aspectos gerais da biologia de algumas espécies animais, tem-se o grupo A representado por espécies monoicas, como minhocas e caracóis; o grupo B, por espécies que apresentam desenvolvimento indireto, como insetos com metamorfose completa e crustáceos, e o grupo C, com espécies de vida livre, como corais e esponjas. Pode-se afirmar que as espécies:
a) do grupo A são hermafroditas, do grupo B não apresentam estágio larval e do grupo C não são sésseis.
b) do grupo A não são hermafroditas, do grupo B apresentam estágio larval e do grupo C não são sésseis.
c) do grupo A são hermafroditas, do grupo B apresentam estágio larval e do grupo C não são parasitas.
d) do grupo A não são hermafroditas, do grupo B não apresentam estágio larval e do grupo C não são parasitas.
e) do grupo A são hermafroditas, do grupo B apresentam estágio larval e do grupo C não são sésseis.

 

🔵 >>> Veja a lista completa dos exercícios sobre Zoologia.

 

Gabarito com as respostas do simulado sobre a Reprodução nos Animais:

1. E
2. D
3. A
4. D
5. D
6. D
7. D
8. E
9. C
10. C

Veja também:

Questões respondidas sobre o Filo dos Platelmintos, para os estudantes do nível fundamental, nível médio e Superior. Platyhelminthes

Filo dos Platelmintos Questões Respondidas – 03

21. Filo dos Platelmintos: Descreva o sistema nervoso de um platelminto. No que ele se …

Exercícios de Biologia com gabarito sobre Os Cinco Reinos dos Seres Vivos, para estudantes do ensino Fundamental, médio e superior.

Os Cinco Reinos dos Seres Vivos

21. Os Cinco Reinos dos Seres Vivos: Para facilitar o estudo dos seres vivos, os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.