Início / Histologia / Exercícios sobre os Tecido Muscular Liso e Estriado

Exercícios sobre os Tecido Muscular Liso e Estriado

1) Tecido Muscular Liso e Estriado: (UEM/2013) Por ocasião das Olimpíadas sempre vem à tona a importância da prática de exercícios físicos. Assim, assinale o que for correto com relação aos tecidos musculares e processos de contração muscular.

(01) As células musculares são chamadas de fibras musculares (ou miócitos) e seus constituintes recebem denominações especiais. O seu citoplasma recebe o nome de sarcoplasma, o retículo endoplasmático é chamado e retículo sarcoplasmático e a membrana plasmática é o sarcolema.

(02) Quando se move contrai-se um tipo de músculo que se prende aos nossos ossos: músculo estriado esquelético formado por longas células cilíndricas e plurinucleadas.

(04) O processo de contração muscular deve-se ao encurtamento de miofbrilas compostas de dois tipos de açúcares: miosina e actina. O deslizamento dessas estruturas, umas sobre as outras, libera energia sufciente para o processo de contração.

08) O tecido muscular estriado cardíaco possui células longas e mononucleadas, que se contraem voluntariamente e de maneira lenta, fazendo com que o coração bata de uma maneira constante e ritmada.

 

🔴 Está com dúvida? Veja nosso resumo sobre os Tecidos e o Sistema Muscular.

 

2) (Unesp/2014) Alguns chefs de cozinha sugerem que o peru não deve ser preparado inteiro, pois a carne do peito e a da coxa têm características diferentes, que exigem preparos diferentes. A carne do peito é branca e  macia, e pode ressecar dependendo do modo como é preparada. A carne da coxa, mais escura, é mais densa e suculenta e deve ser preparada separadamente.

Embora os perus comercializados em supermercados venham de criações em confinamento, o que pode alterar o desenvolvimento da musculatura, eles ainda mantêm as características das populações selvagens, nas   quais a textura e a coloração da carne do peito e da coxa decorrem da composição de suas fibras musculares e da adequação dessas musculaturas às funções que exercem. Considerando as funções desses músculos nessas aves, é correto afirmar que a carne:

a) do peito é formada por fibras musculares de contração lenta, pobres em mitocôndrias e em mioglobina, e efcientes na realização de esforço moderado e prolongado.

b) do peito é rica em fibras musculares de contração rápida, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e efcientes na realização de esforço intenso de curta duração.

c) da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e efcientes  na realização de esforço moderado e prolongado.

d) da coxa é formada por fibras musculares de contração rápida, pobres em mitocôndrias e em mioglobina, e efcientes na realização de esforço intenso de curta duração.

e) do peito é rica em fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e efcientes na realização de esforço moderado e prolongado.

 

 

3) Tecido Muscular Liso e Estriado: (UEL) Considere os tipos de fbras musculares e as ações

a seguir:

I. cardíaca

II. estriada

III. lisa

a – Contração involuntária e lenta.

b – Contração voluntária, em geral vigorosa.

c – Contração involuntária e rápida.

Assinale a alternativa que associa corretamente os tipos de fibras musculares com sua respectiva ação.

a) Ia, IIb, IIIc.

b) Ia, IIc, IIIb.

c) Ib, IIc, IIIa.

d) Ic, IIa, IIIb.

e) Ic, IIb, IIIa.

 

 

4) (UfrGS/2014) As dores que acompanham a fadiga muscular têm como causa

a) a utilização de lipídios como fonte de energia.

b) o acúmulo de oxigênio produzido pela respiração.

c) a perda da capacidade de relaxamento do músculo.

d) o acúmulo de ácido lático resultante da anaerobiose.

e) a utilização do gás carbônico resultante da fermentação.

 

 

5) Tecido Muscular Liso e Estriado: (UPE/2013) Os músculos esqueléticos dos vertebrados são compostos por dois tipos de fibras: I – as fibras lentas oxidativas ou vermelhas, e II – as fibras rápidas ou brancas. O tipo de atividade física exercida por uma pessoa pode, até um certo grau, alterar a proporção dessas fbras em seu corpo. De acordo com a modalidade esportiva e o tipo de treinamento, quais desses atletas olímpicos apresentam maior número de fibras lentas?

I. Corredor de 100 m

II. Maratonista (percorre 42 km)

III. Nadador de 1.500 m

IV. Levantador de peso

V. Atleta de salto

a) I e II

b) I e III

c) II e III

d) III e IV

e) IV e V

 

Atividade sobre Histologia Básica – 06.

 

6) Tecido Muscular Liso e Estriado: (Enem/2012) Os conhecimentos de fisiologia são aqueles básicos para compreender as alterações que ocorrem durante as atividades físicas (frequência cardíaca, queima de calorias, perda de água e sais minerais) e aquelas que ocorrem em longo prazo (melhora da condição cardiorrespiratória, aumento da massa muscular, da força e da flexibilidade e diminuição de tecido adiposo). A bioquímica abordará conteúdos que subsidiam a fisiologia: alguns processos metabólicos de produção de energia, eliminação e reposição de nutrientes básicos. Os conhecimentos de biomecânica são relacionados à anatomia e contemplam, principalmente, a adequação dos hábitos posturais, como, por exemplo, levantar um peso e equilibrar objetos.

Em um exercício físico, são exemplos da abordagem fisiológica, bioquímica e biomecânica, respectivamente:

a) a quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs; o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial; o tamanho da passada durante a execução da corrida.

b) a quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs; o tamanho da passada durante a execução da corrida; o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial.

c) o tamanho da passada durante a execução da corrida; o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial; a quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs.

d) o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial; a quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs; o tamanho da passada durante a execução da corrida.

e) o aumento da frequência cardíaca e pressão arterial; o tamanho da passada durante a execução da corrida; a quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs.

 

 

7) (UfU/2012) A exposição “O fantástico Corpo Humano”, atualmente em cartaz em São Paulo, mostra corpos humanos inteiros e peças preservadas em silicone. O visitante dessa exposição poderá notar diversos feixes de fibras musculares e tendões em corpos mostrados em posições cotidianas, como alguém lendo um livro, chutando uma bola, comendo. Em relação ao músculo esquelético, é correto afirmar que

a) nas extremidades do músculo esquelético, formam-se bainhas de tecido conjuntivo frouxo, os tendões, que prendem o músculo ao osso.

b) o músculo esquelético propicia a locomoção, juntamente com os tendões e os ossos, devido à diminuição do comprimento dos sarcômeros das miofibrilas. No processo de contração muscular, os flamentos espessos de actina se sobrepõem aos filamentos delgados de miosina.

c) a contração do músculo esquelético é dependente de íons de sódio, armazenados no retículo endoplasmático, que favorecem ligação da actina com a miosina.

d) o músculo esquelético é formado por tecido muscular estriado esquelético e tecido conjuntivo rico em fbras colágenas, o qual envolve o músculo como um todo e mantém os feixes de fbras musculares, nervos e vasos sanguíneos unidos.

 

 

8) Tecido Muscular Liso e Estriado: (UfSJ/2012) Na canção CUrArE, composta por Bororo e eternizada na voz de Orlando Silva, a primeira estrofe diz:

“Você tem boniteza

E a natureza

foi que agiu

Como esses óio de índia

Curare no corpo que é bem Brasil”

O curare é um antagonista do mediador químico acetilcolina, responsável pela sinalização química na junção neuromuscular. O curare no corpo causa

a) contrações involuntárias, pois, na presença de curare, os músculos têm suas fibras danificadas pela antagonização da acetilcolina e as contrações ficam descoordenadas.

b) flacidez muscular, pois, na presença de curare, os neurônios deixam de produzir acetilcolina e paralisam suas atividades, causando morte neuronal.

c) flacidez muscular, pois, na presença de curare, os receptores de acetilcolina no músculo não respondem à sinalização neuronal e a informação nervosa não chega ao músculo.

d) contrações involuntárias, pois, na presença de curare, os neurônios cessam sua transmissão elétrica por inibição da acetilcolina.

 

 

9) Tecido Muscular Liso e Estriado: (UEM/2012) Sobre o consumo e a transformação da energia, assinale o que for correto.

(01) Ao realizar exercícios físicos, é possível sentir a temperatura do corpo aumentar. Isso ocorre porque as células musculares estão se contraindo e, para isso, estão realizando várias reações exergônicas (exotérmicas).

(02) Durante o processo de combustão biológica, a energia é liberada de uma só vez, na forma de calor, que é entendido como uma forma de energia em trânsito.

(04) Os organismos autótrofos, como algas e plantas, conseguem transformar a energia química do ATP em energia luminosa, obedecendo à lei da conservação da energia.

(08) A transformação da energia química do ATP em energia mecânica, como na contração muscular em um mamífero, obedece à primeira lei da termodinâmica.

(16) De acordo com a primeira lei da termodinâmica, pode-se dizer que o princípio da conservação da energia é válido para qualquer sistema físico isolado.

 

 

10) Tecido Muscular Liso e Estriado: (Uespi/2012) Os atletas olímpicos geralmente possuem grande massa muscular devido aos exercícios físicos constantes. Sobre a contração dos músculos esqueléticos, é correto afirmar que:

a) os filamentos de miosina deslizam sobre os de actina, diminuindo o comprimento do miômero.

b) a fonte de energia imediata para contração muscular é proveniente do fosfato de creatina e do glicogênio.

c) na ausência de íons Ca2+, a miosina separa-se da actina provocando o relaxamento da fibra muscular.

d) a fadiga durante o exercício físico é resultado do consumo de oxigênio que ocorre na fermentação lática.

e) a ausência de estímulo nervoso em pessoas com lesão da coluna espinhal não provoca diminuição do tônus muscular.

 

🔵 >>> Confira nossa lista completa de exercícios sobre Histologia.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Histologia sobre Tecido Muscular Liso e Estriado:

1) Corretas 01 e 02.

2) c; 3) e; 4) d; 5) ;6) d; 7) d; 8) c; 9) 01, 08 e 16; 10) c

Veja também:

Exercícios sobre Histologia Vegetal, para estudantes do nível médio e superior.

Histologia Vegetal Exercícios Completos

1. (UFV). Histologia Vegetal. As raízes laterais das angiospermas têm sua origem a partir do(a): a) …

No site ExerciciosWeb você encontra uma lista de questões sobre o Tecido Nervoso, para gabaritar nas avaliações.

Tecido Nervoso Questões de Histologia

01. (UFRGS). Tecido Nervoso: Para que um impulso nervoso possa ser transmitido de um neurônio a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.