Início / Geografia / Geografia da América Central Simulado

Geografia da América Central Simulado

1) Geografia da América Central: (UERJ/2012) O Ministério da Saúde do Haiti informou que 4.030 pessoas morreram até 24 de janeiro de 2011, em decorrência da epidemia de cólera. A situação se agrava, pois o país ainda busca a reconstrução depois do terremoto de 12 de janeiro de 2010, que devastou a capital Porto Príncipe e outras cidades importantes.

Adaptado de http://operamundi.uol.com.br, 28/01/2011 Japão reconstrói em seis dias estrada destruída pelo terremoto em 11/03/2011. http://noticias.uol.br, 24/03/2011

As diferenças entre a reparação dos efeitos das catástrofes ocorridas no Japão e no Haiti estão relacionadas, respectivamente, a:

a) desenvolvimento tecnológico − IDH baixo

b) mão de obra qualificada − economia de base agrícola

c) centralismo estatal − recursos internacionais escassos

d) distribuição equilibrada de renda − criminalidade elevada

 

 

2) (UFPE/2012) Leia, com atenção, a notícia a seguir.

ONU condena embargo contra Cuba

“A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) votou ontem contra o embargo dos Estados Unidos a Cuba pela vigésima vez, ao condenar as sanções impostas à ilha e pedir que a Casa Branca acabe com uma política que teve início na era da Guerra Fria. A resolução apresentada pelo governo cubano teve 186 votos a favor. Os Estados Unidos e Israel foram os dois únicos países que votaram contra. Palau, as Ilhas Marshall e a Micronésia se abstiveram, e a Líbia e a Suécia não votaram porque seus embaixadores não estavam presentes. A Assembleia tem 193 países membros.”

(JORNAL DO COMMERCIO. Internacional. Recife, 26.10.2011.).

Sobre o país que sofre o bloqueio e com base no trecho do artigo reproduzido, é correto afrmar o que segue.

( ) O embargo dos Estados Unidos àquele país caribenho aconteceu porque Cuba, após a ascensão dos revolucionários ao Poder, tendo à frente Che Guevara e Fidel Castro, negou-se a pagar a elevada divida externa e rompeu com o Tratado do Atlântico Norte.

( ) O crescimento do turismo, os acordos econômicos com a Venezuela e o aumento da produtividade agrícola, entre outros fatores, foram fundamentais para o início da recuperação econômica da Ilha, desde meados dos anos 2000.

( ) O embargo liderado pelos Estados Unidos aos produtos de Cuba, após a Revolução Cubana, fez com que o país estabelecesse relações comerciais predominantemente com um grupo reduzido de países, em especial os que pertenciam ao contexto socialista, entre as décadas de 1960 e 1980.

( ) O governo do Barack Obama vem cobrando do governo cubano ações como a liberação de prisioneiros políticos e garantias aos direitos humanos fundamentais, como condição para eliminação do bloqueio econômico.

( ) As transformações do país a partir da Revolução Cubana foram caracterizadas pela realização da reforma agrária e nacionalização das empresas. Os setores educacionais e de saúde puderam contar com recursos direcionados a esses segmentos, mas os índices de analfabetismo no país são ainda elevados, quando comparados com vários outros países do Caribe.

 

 

3) Geografia da América Central: (Mackenzie/2012)

A charge acima faz referência:

a) à manutenção do embargo econômico imposto pelos EUA à Cuba desde 1961.

b) ao controle militar que os EUA exercem sobre todo o território cubano desde 1961.

c) ao fracasso das mudanças em Cuba, que resultaram na ampla abertura econômica e na volta da democracia, com a eleição direta de Raul Castro.

d) à aliança entre os EUA e Cuba, agora sob o comando de Raul Castro, para o combate à pobreza na ilha.

e) ao isolamento que a Organização dos Estados Americanos, OEA, impôs à Cuba, recentemente, para pressionar a volta da democracia.

 

 

4) Geografia da América Central: (UFRS) A partir de 2004, o Brasil passou a integrar a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, uma das nações mais pobres do planeta. Em relação a esse país, são feitas as seguintes afirmações:

I. O Haiti ocupa parte da ilha de Hispaniola, no mar do Caribe, e faz fronteira com a República Dominicana.

II. Os violentos confrontos que ocorreram no país em 2004 estão associados à declaração de sua independência em relação à França, obtida recentemente.

III. Apesar de seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ser baixo, ele é superior à média dos países da América Central.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas lI.

c) Apenas III.

d) Apenas I e lI.

e) Apenas I e III.

 

 

5) Geografia da América Central: (UFSM) Observe a figura a seguir que representa o esquema de travessia de um canal artificial de grande importância econômica e estratégica.

COELHO, M. A. e TERRA, L. “Geografia geral: o espaço natural e socioeconômico”. São Paulo: Moderna, 2001 .p. 163.

A análise da figura permite concluir que se trata do Canal:

a) de Suez.

b) de Beagle.

c) do Panamá.

d) de S. George.

e) da Mancha.

 

Questões sobre a Geografia dos Estados Unidos: Política, Organização do Espaço, Uso da terra e Indústria.

 

6) Geografia da América Central: (UFRJ/2011) O bolero, o mambo, o calipso, a salsa, o reggae e o rap mostram a diversidade rítmica que caracteriza o mundo caribenho.

Apresente dois fatores que explicam a diversidade musical do Caribe.

 

 

7) Geografia da América Central: (Fuvest/2010) A Organização dos Estados Americanos (OEA) revogou, por meio da Resolução de 03/06/2009, a decisão, tomada em 1962, que excluía Cuba dessa organização.

Em relação a esse tema, é correto afirmar que:

a) os países membros impuseram, como condição para a volta de Cuba à OEA, o cumprimento do acordo de fechamento da prisão de Guantánamo.

b) o retorno de Cuba à OEA deve resultar de um processo de diálogo a pedido do próprio governo cubano.

c) a atual decisão da OEA foi criticada por países da América do Sul que não fazem parte dessa organização como, por exemplo, Venezuela e Bolívia.

d) o Brasil não participou da decisão da OEA, em junho de 2009, mantendo-se alheio ao processo de diálogo e de negociação com Cuba.

e) os EUA retiraram-se do processo de discussão da referida Resolução por discordarem da readmissão de Cuba à OEA.

 

 

8) (Fuvest/2010) Honduras é um país da América Central, cuja história, assim como a de outros países latino-americanos, é marcada pela dependência externa política e econômica. Em 2009, Honduras esteve em evidência no noticiário político.

a) Explique por que esse país, bem como outros países da América Central, ficou conhecido como “Republiqueta das Bananas” ou “República das Bananas”.

b) Em junho de 2009, um jornal de grande circulação publicou uma reportagem intitulada: Golpe em Honduras repete roteiro do século XX. Identifique e explique duas características comuns ao golpe ocorrido em Honduras e a outros golpes ocorridos na América Latina, durante o período da Guerra Fria.

 

 

9) Geografia da América Central: (UFG) Há pouco mais de dez anos avaliava-se que o regime  cubano não sobreviveria devido ao fim da União Soviética, principal parceiro comercial de Cuba, e à manutenção do embargo econômico-político promovido pelos Estados Unidos. Considerando-se essa situação,

a) indique duas medidas adotadas pelo governo que flexibilizaram o regime cubano;

b) explique um fator político-econômico que possibilitou a intensificação das relações de Cuba com o Brasil e a Venezuela.

 

 

10) Geografia da América Central: (Cesgranrio/2011) “As tímidas reformas iniciadas pelo Presidente Raúl Castro não têm dado os resultados esperados. Um informe oficial do governo cubano revelou que, dos mais de 1 milhão de hectares de terras estatais entregues em usufruto a novos produtores em 2008, para aumentar a oferta de alimentos, 54% continuam improdutivas. Cuba, fortemente atingida pela crise econômica global e vários furacões em 2008, muito tem investido anualmente na importação de alimentos, e precisa urgentemente produzir mais….”

“Cuba dá um passo à frente, outro atrás”. O Globo. Caderno Opinião, 1º caderno, 22/08/2010, p.06.

Com base no contexto acima, a respeito dos resultados das recentes transformações econômicas realizadas em Cuba, é correto afirmar que a(o):

a) reestruturação cubana se baseia principalmente em uma reforma agrária concentrada em produtos de exportação, tais como: fumo, cana-de-açúcar e gêneros alimentícios, em resposta à posição do governo Barack Obama de reforçar o embargo econômico decretado há mais de 40 anos pelos Estados Unidos.

b) escassez de alimentos sempre foi uma das maiores dificuldades de governo cubano e, aliada a imposições econômicas e aos poucos incentivos dados aos agricultores, contribuiu ainda mais para a queda da produção agrícola.

c) presidente Castro permitiu a ampliação da base militar de Guantánamo, em troca de empréstimos norte-americanos para a recuperação econômica de Cuba.

d) governo cubano vem investindo nas atividades ligadas à exportação de bens e serviços, com a finalidade de combater o problema mais imediato no país, que é a escassez de divisas.

e) governo cubano tem se aproximado do Grupo dos Oito (G8), como forma de atrair investimentos estrangeiros, mas as negociações são dificultadas pela recusa renitente de Cuba a reingressar na Organização dos Estados Americanos (OEA).

 

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas das questões sobre a Geografia da América Central:

1) a; 2) F – V – V – V – F; 3) a; 4) a 5) c

6) Desde o período colonial, a região do Caribe passou por crescente e intenso processo de circulação marítima em função do comércio praticado pelas potencias coloniais como Espanha, Inglaterra e Holanda. Além dos brancos europeus latinos e anglo-saxônicos, os negros africanos trazidos para o trabalho escravo e as populações indígenas nativas, ajudaram a transformar o Caribe num mosaico cultural a partir da grande diversidade humana com povos de variadas origens. A riqueza e multiplicidade de manifestações artísticas resultantes são fáceis de entender por esse ponto de vista.

7) b;

8) a) A denominação “República das bananas” ou “Republiquetas das bananas” está relacionada aos países centro-americanos, e tem um caráter depreciativo, expressando uma conotação de área dominada, dependente, como antigas colônias europeias exportadoras de produtos agrícolas tropicais, principalmente a fruticultura, que após a independência, devido à proximidade geográfica e aos interesses comerciais, passaram a tutela dos Estados Unidos em decorrência de sua política de hegemonia no continente americano, caracterizada, entre outros aspectos, pelas ações da United Fruit Corporation.

b) A história recente da América Latina mostra uma sucessão de golpes de estado e governos populistas ao sabor das mais variadas justifcativas, desde a guerra fria a questões de segurança interna. Os golpes, em geral são patrocinados por oligarquias locais e apoiados pela alta hierarquia local da Igreja Católica. Outro aspecto comum foi o autoritarismo através de repressão à liberdade de expressão e dos direitos individuais, sempre vistos como ameaças à segurança nacional.

9) a) Duas medidas, das apresentadas abaixo, entre outras:

– mudança das leis sobre a agricultura;

– reconhecimento da empresa privada;

– incentivo ao turismo internacional;

– formação de empresas de capital misto;

– dinamização da vida cultural;

– criação de mecanismos internos que possibilitem a captação e entrada de dólares no país.

b) Um fator político-econômico, dos apresentados abaixo, entre outros:

– a flexibilização do regime cubano, aliada à redemocratização da América Latina, à chegada ao poder de governos de esquerda ou centro-esquerda que se opõem à política estadunidense para o continente americano, intensificou as relações de Cuba com o Brasil e a Venezuela;

– o aparecimento de um sentimento antiamericano, fortalecido mundialmente, devido ao poder econômico e militar que o governo estadunidense exerce sobre os países latino-americanos e os mais variados povos. Esse fenômeno intensificou as relações entre Brasil, Argentina e Cuba que se organizaram com vistas à defesa da soberania nacional e a participação mais efetiva na economia mundial, resguardando as especifcidades e a importância da América Latina, no cenário mundial.

10) b

Veja também:

Macrometrópoles e Moradia nas Cidades Brasileiras atividades para enem e vestibular

Macrometrópoles e Moradia nas Cidades Brasileiras

1) Macrometrópoles e Moradia nas Cidades Brasileiras: (USF-SP) Observe a imagem. Dezenas de arranha-céus em …

Composição Étnica do Brasil imigrantes e emigrantes atividades com gabarito para concurso

A Composição Étnica do Brasil Exercícios

A Composição Étnica do Brasil (Imigrações e Emigrações): 1) Composição Étnica do Brasil: (Fuvest) algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.