10 Exercícios sobre a Geografia do México com Gabarito

Questão 01. Geografia do México: (Espm) A violência no México tem levado alguns analistas a considerá-lo um “narco-Estado” e em função dessa realidade, Cidade Juarez já é considerada “o lugar mais perigoso do mundo” segundo estudos. Com base nessa informação, no mapa abaixo sobre os principais cartéis da droga e em seus conhecimentos, é possível afirmar que:

mapa principais cartéis da droga

a) O cartel La Familia Michoacana atua junto à área de maior prospecção de petróleo mexicano.

b) A organização Arellano Felix atua junto ao principal entreposto migratório do país, a cidade de Tijuana.

c) O cartel do Golfo atua junto ao maior polo industrial mexicano.

d) A organização Carrillo Fuentes atua junto à área de cultivo de cana-de-açúcar.

e) O cartel Zetas atua junto às áreas mais inóspitas do México.


TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Um dia chuvoso em Tijuana
Em janeiro de 2005, Juana Tapia perdeu suas duas filhas para uma enchente repentina que atingiu Tijuana, uma cidade mexicana localizada na fronteira com os EUA. Os Tapia são catadores de papel na cidade. Tempestades de inverno são temidas em Tijuana porque grande parte dos habitantes mora em casas precárias erguidas nas encostas de morros erodidos.

A cidade sustenta-se como plataforma manufatureira das gigantes maquiladoras, que estão localizadas em parques industriais modernos e bem planejados, indistinguíveis de seus equivalentes ao norte da fronteira, com amplas ruas pavimentadas e um bom sistema de drenagem pluvial. Os bairros operários de Tijuana, por outro lado, terão de esperar décadas por uma urbanização decente. Embora paguem impostos municipais irrisórios, as maquiladoras consomem a maior parte do orçamento da cidade. Em outras palavras, a classe trabalhadora de Tijuana subsidia as opulentas empresas no México.

A verdadeira história do “desastre global” tem pouco a ver com falhas geológicas ou tempestades cataclísmicas. Ele se refere às condições sociais em que os pobres hoje residem. Há cerca de 1 bilhão de favelados no mundo, um número que duplicará até 2020. É a crise habitacional global, não as placas tectônicas ou o El Niño, que determina a sentença de morte dos miseráveis.
(DAVIS, Mike. Apologia dos bárbaros. São Paulo: Boitempo, 2008, pp. 209-11. Adaptado)

Questão 02. (IFSP) A respeito das chamadas plataformas industriais maquiladoras foram feitas as afirmativas a seguir. Verifique a sua validade.

I. São zonas industriais situadas principalmente no norte do México, formadas principalmente por fábricas, comércios e serviços de capital nacional mexicano.

II. As maquiladoras importam máquinas e matérias-primas livres de impostos e fabricam peças ou produtos com baixos custos os quais serão exportados para as indústrias norte-americanas, sob a bandeira do NAFTA.

III. As fábricas dessa zona especial pagam salários elevados, o que tem gerado um grande desenvolvimento social em Tijuana, atraindo migrações de todo o México e até mesmo dos EUA.

São afirmativas válidas
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III apenas.
e) II, apenas.


Questão 03. Geografia do México: (Ufrgs) A economia do México apresentou no primeiro trimestre de 2009 a maior retração das últimas três décadas, registrando uma queda de 10,3%.

A causa desse baixo desempenho foi:
a) o crescente êxodo rural das áreas de produção agropecuária.
b) a crescente diminuição da produção de petróleo no país.
c) o aumento da produção de petróleo na Venezuela.
d) a crescente mobilidade da atividade industrial do país.
e) a redução das exportações para os Estados Unidos.


Questão 04. (Mackenzie) Assinale a alternativa INCORRETA sobre a economia do México.

a) Os “ejidos” são aldeias comunitárias criadas com a reforma agrária realizada no começo deste século.

b) Nas “sierras”, concentram-se as principais riquezas minerais, exceto o petróleo.

c) O café e o açúcar são os principais produtos agrícolas de exportação.

d) O setor petroquímico concentra-se na região do golfo.

e) No norte, localizam-se as principais áreas de “plantations”.


Questão 05. Geografia do México: (UFU) Em relação ao território mexicano, é correto afirmar que:

a) os climas desérticos localizam-se no setor norte e os climas quentes e úmidos localizam-se nos setores sul e sudeste do país.

b) está livre de terremotos, pois situa-se em zona de grande estabilidade tectônica.

c) a área aproveitável para a agricultura representa mais de 70% de seu território.

d) a proximidade com os Estados Unidos da América favoreceu sua expansão territorial.

e) a atividade industrial apresenta-se bem distribuída e desconcentrada, coerente com uma rede urbana equilibrada.


Questão 06. Geografia do México: (Mackenzie) A área assinalada no mapa a seguir corresponde:

Planalto Central méxico

a) ao trecho da Sierra Madre onde são cultivados variados produtos de exportação.

b) ao Planalto Central onde, na sua porção sul, os solos férteis de origem vulcânicas facilitam o desenvolvimento agrícola.

c) às Planícies Centrais onde aparece uma agricultura irrigada de milho e de trigo.

d) às montanhas de Chiapas, em cujas encostas aparece uma produtiva agricultura de subsistência.

e) à região do Yucatán, onde os minifúndios comprovam o bom resultado da reforma agrária.


Questão 07. (UFPR) A fronteira do México com os Estados Unidos tem protagonizado distintos processos de natureza social, econômica e espacial. Sobre essa realidade, considere as seguintes afirmativas:

1. Observa-se um intenso processo migratório ilegal do México com destino aos Estados Unidos, desencadeando ações radicais por parte do governo americano, como a construção de um muro para marcar a fronteira e dificultar o ingresso de migrantes clandestinos nos EUA.

2. Há uma importante relação industrial entre os dois países, sobretudo por meio da ação das maquiladoras, indústrias americanas instaladas do lado mexicano que se aproveitam de isenções tarifárias, importam componentes dos Estados Unidos, executam a montagem dos produtos utilizando-se do baixo custo da mão de obra mexicana e exportam os produtos acabados para os EUA, com preços normalmente abaixo daqueles praticados pelas indústrias que produzem em território americano.

3. Os problemas existentes entre ambos os países podem ser atribuídos à separação física estabelecida por essa fronteira: o México compõe a América Central e os Estados Unidos a América do Norte.

4. A importância da fronteira entre EUA e México em relação à migração e ao processo de localização das maquiladoras se justifica pelo fato de as maiores cidades mexicanas estarem localizadas na região de fronteira,  inclusive a capital, Cidade do México.

5. As remessas de dólares que os imigrantes fazem para suas famílias no país de origem contribuem com expressiva parcela da economia mexicana. Assinale a alternativa correta a seguir.

a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.


Questão 08. Geografia do México: (UFF) O Exército Zapatista de Libertação Nacional continua liderando um dos principais movimentos organizados de resistência na América Latina. Realizou, em 1996, um Encontro Internacional, quando foram debatidos temas humanitários e econômicos. Afirma-se corretamente, que esse movimento é:

a) De caráter popular guerrilheiro, comandado formalmente pelo narcotráfico e pretende manter o domínio sobre os, produtores de coca da região de Chiapas.

b) Forte, de alcance internacional e objetiva formar uma união federativa entre as nações indígenas em conflito na América Central.

c) Basicamente de escala nacional, visa à independência do México em relação aos Estados Unidos e propõe sua desvinculação do NAFTA.

d) Antes de tudo, atuante na escala global e visa a impor uma nova ordem econômica que reforce o papel dos Estados-Nações.

e) Constituído, basicamente, por camponeses pobres do Sul do México, visa à autogestão no nível regional e propõe uma articulação nacional e global contra o neoliberalismo.


Questão 09. (UEL) Sobre a admissão do MÉXICO no NAFTA (Tratado de Livre comércio da América do Norte) é correto afrmar que esse país

a) transformou a organização no maior bloco econômico do mundo, superando a União Europeia tanto em população como em PIB.

b) assumiu a liderança política e econômica do bloco latino-americano, suplantando as tradicionais lideranças do Brasil e da Argentina.

c) pelo fato de pertencer à organização aumentou suas relações econômicas com os outros países latino-americanos.

d) promoveu amplas reformas socioeconômicas internas, reduzindo consideravelmente os níveis de pobreza entre a população.

e) atendeu aos interesses dos outros membros com seu petróleo e mão de obra abundante e barata.


Questão 10. Geografia do México: (PUC-RS)
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o mapa e as afirmativas.

I. O mapa evidencia uma região fronteiriça entre dois países pertencentes ao NAFTA.

II. As setas indicam os principais eixos de entrada de imigrantes mexicanos para os Estados Unidos da América do Norte.

III. No México, nas áreas próximas à fronteira com os Estados Unidos da América do Norte, estão concentradas as indústrias “maquiadoras”, responsáveis por significativa parcela de exportações mexicanas.

IV. Os estados norte-americanos assinalados pelos números 1 e 2, receptores de imigrantes ilegais mexicanos, são o Texas e a Califórnia, respectivamente.

Pela análise do mapa e das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas
a) I, II e III
b) I e III
c) I e IV
d) II, III e IV
e) II e IV


🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas do simulado sobre a Geografia do México:

01. b;

02. e;

03. e;

04. e;

05. a;

06. b;

07. e;

08. e;

09. e;

10. a

2 comentários em “10 Exercícios sobre a Geografia do México com Gabarito”

Deixe um comentário