Início / Genética / Noções de Probabilidade Génica Exercícios

Noções de Probabilidade Génica Exercícios

01. UFU-MG. Noções de Probabilidade:

O albinismo é condicionado por um alelo reces­sivo a. Um casal normal heterozigoto para o al­binismo quer saber a probabilidade de, no caso de terem 5 filhos, serem os dois primeiros filhos albinos, o terceiro normal heterozigoto e os dois últimos normais homozigotos.

a. 0,2%

b. 1%

c. 31%

d. 62%

 

 

02. Unemat-MT

Maria possui a anomalia genética autossô­mica recessiva chamada galactosemia. In­divíduos galactosêmicos apresentam, entre outras manifestações, a incapacidade de degradar a lactose existente no leite. Maria casou-se com João, homem normal, cujo pai era galactosêmico. Este casal teve dois filhos do sexo masculino e normais. Maria está grávida da terceira criança e quer saber a probabilidade de esta criança ser do sexo feminino e ter galactosemia. Assinale a al­ternativa correta.

Noções de Probabilidade Gênica

 

 

03. UFSC. Noções de Probabilidade:

0 conto Talvez a primeira e última carta, de Péricles Prade, explora a crendice de que a sétima filha de uma família de sete mulheres poderia virar bruxa, caso não se fizesse nada a respeito.

Em um trecho do referido conto, lê-se:

[…] Esqueceram-se que somos gêmeos e gêmeas iguais, absolutamente iguais, sen­do vestidas uma idêntica a outra desde o nascimento. Portanto, foi a Santa, e não eu, quem nasceu em sétimo lugar. Passei por bruxa sem razão alguma.

 

PRADE, Péricles. Talvez a primeira e última carta. In: CARDOZO, F.J.; MIGUEL, S. (Orgs.) 13 Cascaes.
Florianópolis: Fundação Cascaes, 2008. p. 81.

 

Sobre o assunto, responda às questões.

a. O que são gêmeos monozigóticos?

b. O que são gêmeos dizigóticos?

c. Segundo a crendice popular, a sétima filha de uma família de sete mulheres seria uma bruxa. Determine, apresen­tando os cálculos, a probabilidade de que, em sete nascimentos sucessivos de filhos de um mesmo casal, todas as crianças sejam meninas.

 

 

04. ENEM. Noções de Probabilidade:

Anemia falciforme é uma das do­enças hereditárias mais prevalentes no Brasil, sobretudo nas regiões que rece­beram maciços contingentes de escravos africanos. E uma alteração genética, ca­racterizada por um tipo de hemoglobina mutante designada por hemoglobina S. Indivíduos com essa doença apresentam eritrócitos com formato de foice, daí o seu nome. Se uma pessoa recebe um gene do pai e outro da mãe para produ­zir a hemoglobina S, ela nasce com um par de genes SS e, assim, terá a anemia falciforme. Se receber de um dos pais o gene para hemoblobina S e do outro o gene para hemoglobina A, ela não terá doença, apenas o traço falciforme (AS), e não precisará de tratamento especia­lizado. Entretanto, deverá saber que, se vier a ter filhos com uma pessoa que também herdou o traço, eles poderão desenvolver a doença.

 

Disponível em: <http://www.opas.org.br>. Acesso em: 02 mai. 2009. Adaptado.

 

Dois casais, ambos membros heterozigotos do tipo AS para o gene da hemoglobina, querem ter um filho cada. Dado que um casal é composto por pessoas negras e o outro por pessoas brancas, a probabilidade de ambos os casais terem filhos (um para cada casal) com anemia falciforme é igual a:

a. 5,05%.

b. 6,25%.

c. 10,25%.

d. 18,05%.

e. 25,00%.

 

 

05. UFPI

Um casal pretende ter um filho, mas ambos possuem registro de fibrose cística na fa­mília. (1) Qual é o único modo pelo qual o homem e a mulher podem ter um filho com fibrose cística? (2) Qual é a probabilidade de ambos, o homem e a mulher, serem hetero­zigotos? (3) Qual é a probabilidade de terem filhos com fibrose cística? (4) Qual é a pro­babilidade de os pais serem heterozigotos e de seu primeiro filho ter fibrose cística? A alternativa com as respostas corretas para todas as indagações é:

a) (1) Os pais devem ser heterozigotos. (2) 4/9. (3) 1/4. (4) 1/9.

b) (1) Os pais devem ser homozigotos dominantes. (2) 2/3. (3) 1/4. (4) 1/4.

c) (1) Os pais devem ser homozigotos recessivos. (2) 1/4.(3) 2/3.(4) 4/9.

d) (1) Os pais devem ser heterozigotos. (2) 2/3. (3) 1/4. (4) 1/9.

e) (1) Os pais devem ser homozigotos recessivos. (2) 2/3. (3) 1/4. (4) 1/2.

 

Alelo Dominante e Recessivo Exercícios com Gabarito.

 

06. UFRS. Noções de Probabilidade:

Em gatos, a cor da pelagem preta é dominante em relação à cinza. Uma fêmea preta, chamada Filó, tem mãe preta homozigota e pai preto, chamado Bigode. A mãe de Bigode é cinza. Se Filó cruzar com um gato cinza, a probabilidade de nascer um descendente cinza é de:

a. 1/8.

b. 1/4.

c. 1/3.

d. 1/2.

e. 3/4.

 

 

07. UFSCar-SP

Suponha uma espécie de planta cujas flores possam ser brancas ou vermelhas. A deter­minação genética da coloração é dada por um gene, cujo alelo que determina a cor vermelha é dominante sobre o alelo que determina a cor branca. Um geneticista quer saber se um representante dessa espécie de planta, que produz flores vermelhas, é homozigótico ou heterozigótico para esse caráter. Para resolver a questão, decide promover a polinização dessa planta com outra que produza flores brancas porque:

a. se a planta for homozigótica, 100% da descendência será de plantas que pro­duzem flores vermelhas.

b. se a planta for heterozigótica, 75% da descendência será de plantas que pro­duzem flores vermelhas e 25% de des­cendentes com flores brancas.

c. se a planta for homozigótica, 50% da descendência será de plantas com flo­res brancas e 50% de descendentes com flores vermelhas.

d. se a planta for heterozigótica, 100% da descendência será de plantas que pro­duzem flores brancas.

e. se a planta for homozigótica, 75% da descendência será de plantas com flo­res vermelhas e 25% de descendentes com flores brancas.

 

 

08. UFES. Noções de Probabilidade:

Um casal procurou aconselhamento genético para calcular o risco de ter uma criança com anomalia genética. Foi constatada a ausência de his­tórico de doenças genéticas nas respectivas fa­mílias, mas, como o casal tinha mais de quarenta anos, foi recomendado o acompanhamento da gravidez com exames de ultrassonografia e am­niocentese. Esse tipo de procedimento tem-se tornado cada vez mais comum, devido ao fato de os casais optarem por ter filhos mais tardiamen­te em relação às gerações anteriores.

 

a. Explique no que consiste a amniocente­se e diga qual é a finalidade desse exa­me na situação descrita.

b. Relacione a indicação de um acom­panhamento na gravidez com a ob­servação de que o casal tinha mais de quarenta anos, apesar da ausência de histórico familiar de doenças genéticas nas respectivas famílias.

c. Suponha que o casal, mesmo tendo pais normais, tivesse, nos seus res­pectivos históricos familiares, um caso de albinismo, com pelo menos um(a) irmão(ã) afetado(a). Nesse caso, qual seria a probabilidade de o casal ter seu primeiro filho afetado por albinismo?

 

 

09.

Considere um casal em que ambos os indiví­duos são heterozigotos. A probabilidade de virem a ter um filho homem e heterozigoto para este gene é de:

a. 25%

b. 75%

c. 12,5%

d. 0%

e. 50%

 

 

10. Noções de Probabilidade:

Ao lançar um dado duas vezes, qual é a proba­bilidade de obtermos o número 4 em ambos os lançamentos?

 

 

Veja a lista completa de exercícios sobre Genética aqui.

 

Veja também a primeira parte desta lista de exercícios.

 

Gabarito com as respostas das questões sobre Noções de Probabilidade:

01.A 02.C

 

03. a. Gêmeos monozigóticos ou univitelinos originam-se da fecundação de um mesmo espermatozoide e um mesmo óvulo (ou ovócito II). Recebem o mesmo material genético e são sem­pre do mesmo sexo.

b. Gêmeos dizigóticos ou bivitelinos originam-se da fe­cundação de diferentes espermatozoides em diferentes óvulos. Portanto, recebem materiais genéticos diferentes e podem ser do mesmo sexo.

c. A probabilidade de nascer uma menina em cada gesta­ção é de 50% ou %z. A possibilidade de esse evento ocorrer sete vezes é de (1/2)7, que é igual a 1/128.

 

04. B 05.A 06. B 07.A

 

08. a. Amniocentese é a retirada de líquido amniótico do ab­dome materno para fins de análise genética. Normalmente o procedimento implica alguns riscos, devendo ser realizada so­mente por técnicos especializados, no período entre 15 a 20 semanas de gravidez. As amostras demoram duas semanas para produzir resultados. A amniocentese é utilizada para avaliação citogenética, permitindo detectar a existência de síndromes como a de Down e estabelecer o sexo do feto, importante quando se prevêem doenças ligadas ao sexo, como a hemofilia. Também é usada para revelar anomalias bioquímicas hereditárias como galactosemia.

b. O risco de se ter um bebê com a sín­drome de Down aumenta dramaticamente com a idade materna; por exemplo, entre os 20-24 anos, o

risco é de apenas 1/1490, enquanto que, aos 40 anos, passa a ser de 1/106 e, aos 49, se tor­na 1/11.

c. O risco é de 2/3 (parental de ser hete­rozigoto) x 2/3 (idem) x 1/4 (se heterozigoto, de ter uma criança afetada) x 1/2 (probabilida­de de ter um filho do sexo masculino) = 1/18.

 

09. A

 

10. image  – Probabilidade de se obter o n2 4, em cada lançamento.

 

Lista de exercícios sobre Noções de Probabilidade Génica, com todas as respostas dispostas no gabarito no final do post.

Veja também:

lista de atividades sobre O que é Meiose com gabarito para professores e alunos

Atividades sobre o que é Meiose com Gabarito

1) O que é Meiose: (IFSP/2013) Após uma aula sobre divisão celular, em células eucariontes, …

Exercícios sobre a Diferença entre Mitose e Meiose

1) Diferença entre Mitose e Meiose: (UFU/2015) O gráfico a seguir mostra variações da quantidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.