Início / Ecologia / Sucessão Ecológica Exercícios com gabarito.

Sucessão Ecológica Exercícios com gabarito.

1 – Sucessão Ecológica Exercícios: (UFTM 2012) Uma área florestal, de relevo plano, foi desmatada para a construção de um condomínio fechado, na cidade de Uberaba. Em razão de uma ordem judicial, porém, o local ficou abandonado por alguns anos. Nessa situação, é correto afirmar que:
a) os mesmos vegetais irão ocupar essa área e recuperar totalmente o ecossistema local, gerando a mesma floresta.
b) haverá nessa área um aumento da biodiversidade depois de certo tempo, possivelmente superando a que havia anteriormente.
c) a área será ocupada inicialmente por árvores e arbustos; depois, será povoada por gramíneas e líquens.
d) haverá uma ocupação sucessiva por diferentes organismos, porém, não é possível afirmar que os mesmos vegetais farão parte dessa floresta.
e) o solo ficará nu, transformando-se em um ambiente com características desérticas, pois não será possível seres vivos sobreviverem nesse local.

 

2 – (PUC-RJ 2012) Observe a figura abaixo e classifique as afirmações como Falsas ou Verdadeiras:

C corresponde a um ecótono.
II. A corresponde à comunidade pioneira.
III. A sucessão mostrada na figura é primária.
IV. A biomassa se mantém estável no sentido de A para E.
a) Apenas III é verdadeira.
b) Apenas I é falsa.
c) Todas são falsas.
d) Apenas I e III são verdadeiras.
e) Apenas II e IV são falsas.

 

3 – Sucessão Ecológica Exercícios: (Unesp 2012) Segundo a teoria da curva ambiental de Kuznets, o índice de poluição e de impactos ambientais nas sociedades industriais comporta-se como na figuraabaixo: a degradação da natureza aumenta durante os estágios iniciais do desenvolvimento de uma nação, mas se estabiliza e passa a decrescer quando o nível de renda e de educação da população aumenta. Considere a curva ambiental de Kuznets representada na figura e quatro situações ambientais distintas:
Implantação de programas de reflorestamento.
II. Mata nativa preservada.
III. Estabelecimento de uma comunidade clímax.
IV. Área desmatada para extração de madeira.

Segue uma lista de exercícios completa sobre sucessão ecológica com as respostas:

Na curva, as posições marcadas de 1 a 4 correspondem, respectivamente, às situações:
a) I, IV, III e II.
b) II, III, I e IV.
c) II, IV, I e III.
d) IV, I, II e III.
e) IV, III, I e II.

 

 

4 – (UFTM 2011) A preservação dos biomas é crucial para a manutenção das funções e serviços ecológicos. No caso de fragmentos florestais, é possível que ocorram
algumas perturbações naturais e humanas, como a formação de clareiras, a partir da queda de algumas árvores.
Em relação às clareiras, pode-se afirmar que:
a) possibilitam, primeiro, o crescimento de plantas umbrófilas, com folhas largas.
b) permitem que espécies pioneiras de lenhos densos, duráveis e de grande diâmetro ali se estabeleçam.
c) podem ser expandidas pela ação contínua do fogo, intensificada pela ação antrópica, sem grandes malefícios ecológicos.
d) dinamizam, inicialmente, o crescimento de plantas que requerem luz, ampliando a riqueza de espécies.
e) alteram significativamente o ecossistema, gerando novos nichos para o estabelecimento de espécies que vivem na comunidade clímax.

 

 

5 – Sucessão Ecológica Exercícios: (ENEM 2009) Uma pesquisadora deseja reflorestar uma área de mata ciliar quase que totalmente desmatada. Essa formação vegetal é um tipo de floresta muito comum nas margens de rios dos cerrados no Brasil central e, em seu clímax, possui vegetação arbórea perene e apresenta dossel fechado, com pouca incidência luminosa no solo e nas plântulas.

Sabe-se que a incidência de luz, a disponibilidade de nutrientes e a umidade do solo são os principais fatores do meio ambiente físico que influenciam no desenvolvimento da planta. Para testar unicamente os efeitos da variação de luz, a pesquisadora analisou, em casas de vegetação com condições controladas, o desenvolvimento de plantas de 10 espécies nativas da região desmatada sob quatro condições de luminosidade: uma sob sol pleno e as demais em diferentes níveis de sombreamento. Para cada tratamento experimental, a pesquisadora relatou se o desenvolvimento da planta foi bom, razoável ou ruim, de acordo com critérios específicos. Os resultados obtidos foram os seguintes:

Para o reflorestamento da região desmatada:

a) a espécie 8 é mais indicada que a 1, uma vez que aquela possui melhor adaptação a regiões com maior incidência de luz.
b) recomenda-se a utilização de espécies pioneiras, isto é, aquelas que suportam alta incidência de luz, como as espécies 2, 3 e 5.
c) sugere-se o uso de espécies exóticas, pois somente essas podem suportar a alta incidência luminosa característica de regiões desmatadas.
d) espécies de comunidade clímax, como as 4 e 7, são as mais indicadas, uma vez que possuem boa capacidade de aclimatação a diferentes ambientes.
d) é recomendado o uso de espécies com melhor desenvolvimento à sombra, como as plantas das espécies 4, 6, 7, 9 e 10, pois essa floresta, mesmo no estágio de degradação referido, possui dossel fechado, o que impede a entrada de luz.

 

Lista de exercícios sobre evolução com gabarito.

 

6 -Sucessão Ecológica Exercícios: (FGV 2009) A comunidade clímax constitui a etapa final de uma sucessão ecológica. Considera-se que a comunidade chegou ao clímax quando:
a) as teias alimentares, menos complexas, são substituídas por cadeias alimentares.
b) a produção primária bruta é igual ao consumo.
c) cessam a competição interespecífica e a competição intraespecífica.
d) a produção primária líquida é alta.
e) a biomassa vegetal iguala-se à biomassa dos consumidores.

 

7 – Sucessão Ecológica Exercícios: (UEL 2008) Analise a ilustração a seguir:

Com base na ilustração e nos conhecimentos sobre sucessão secundária (ecológica), analise as afirmativas a seguir:
I. As espécies consideradas como pioneiras germinam em locais bem iluminados, crescem rápido, vivem pouco e a árvore adulta apresenta tamanho considerado
pequeno ou médio.
II. As espécies consideradas secundárias iniciais podem germinar à sombra e a árvore adulta apresenta tamanho considerado grande.
III. As espécies consideradas secundárias tardias germinam e crescem em locais bem iluminados, vivem muito e o tamanho da árvore adulta é considerado médio.
IV. As espécies consideradas clímax germinam à sombra e crescem em locais bem iluminados, vivem muito e a árvore adulta apresenta tamanho considerado grande a muito grande. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e II.
b) II e IV.
c) I e III.
d) II, III e IV.
e) I, III e IV.

 

8 – Sucessão Ecológica Exercícios: (Unifesp 2008) Analise a figura:

A figura mostra o processo de ocupação do solo em uma área dos pampas gaúchos. Considerando a sucessão ecológica, é correto afirmar que:
a) na fase 2 temos a sucessão secundária uma vez que, na 1, teve início a sucessão primária.

b) ocorre maior competição na fase 3 que na 4, uma vez que capins e liquens habitam a mesma área.
c) após as fases representadas, ocorrerá um estágio seguinte, com arbustos de pequeno porte e, depois, o clímax, com árvores.
d) depois do estabelecimento da fase 4 surgirão os primeiros animais, dando início à sucessão zoológica.
e) a comunidade atinge o clímax na fase 4, situação em que a diversidade de organismos e a biomassa tendem a se manter constantes.

 

9 – (UEL) Assinale a alternativa que aponta corretamente os indícios de que a sucessão ecológica chegou a um estágio de “clímax”:
a) Cessam completamente as mudanças na biomassa. A riqueza de espécies atinge um patamar e permanece constante por centenas de milhares de anos.
b) As proporções da abundância total representadas por cada espécie assumem um valor fixo e cessam as mudanças em tempo geológico.
c) As mudanças em todas as propriedades básicas do ecossistema cessam completamente.
d) Passa a ser impossível detectar mudanças, por exemplo, na composição de espécies, após poucos anos.
e) As únicas mudanças que continuam são a especiação e a evolução.

 

10 – Sucessão Ecológica Exercícios: (Fuvest 2014) Considere as seguintes comparações entre uma comunidade pioneira e uma comunidade clímax, ambas sujeitas às mesmas condições ambientais, em um processo de sucessão ecológica primária:
A produtividade primária bruta é maior numa comunidade clímax do que numa comunidade pioneira.
II. A produtividade primária líquida é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax.
III. A complexidade de nichos é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.

 

Veja a segunda parte desta lista aqui.

 

Gabarito com as respostas da lista de sobre Sucessão Ecológica Exercícios:

1 – [D] A área abandonada passará por um processo de sucessão ecológica secundária. Nesse processo, a área será ocupada primeiramente pela vegetação pioneira (ecese) formada por gramíneas. Segue-se a ocupação pela vegetação de transição (seres) composta por arbustos e, por fim, uma vegetação estável (clímax) formada por árvores. A vegetação secundária não apresenta a mesma diversidade da mata primária. A mata secundária apresenta menor biodiversidade do que a vegetação nativa.

2 – [C] A figura mostra as etapas de uma sucessão ecológica secundária, que, ao contrário da sucessão primária, não se inicia em um ambiente estéril, sem vida, mas sim em locais onde o solo foi mantido e ainda persistem sementes ou esporos. Nesse tipo de
sucessão, não se observa a comunidade pioneira. A biomassa total aumenta ao longo da sucessão. Ecótono diz respeito a uma região de transição entre duas comunidades clímax e, portanto, não é mostrado na figura.

3 – [C] Posição 1 – II: A curva de Kuznets mostra que, no início da instalação de uma sociedade humana em determinado local, o impacto ambiental é baixo.
Posição 2 – IV: A degradação da natureza vai aumentando, devido à extração da madeira com alto valor agregado à medida que a população aumenta de forma desordenada.
Posição 3 – I: Com o passar do tempo, a conscientização leva à implantação de programas de recuperação da área desmatada.
Posição 4 – III: Como consequência de mencionado na descrição da posição 3 acima teremos a restauração de uma comunidade clímax ou próxima ao que seria a vegetação original.

4 – [D] As clareiras abertas nas florestas possibilitam o desenvolvimento de espécies vegetais pioneiras que requerem iluminação intensa para que possam crescer e enriquecer a biodiversidade local.

5 – [B] Um programa de reflorestamento deve seguir os passos de uma sucessão ecológica e, nesse caso, uma vez que na região desmatada há incidência solar direta, as plantas indicadas para iniciar esse processo seriam as espécies pioneiras, como as plantas 2, 3 e 5, que suportam uma incidência maior de luz.

6 – [B]; 7. [A]

8 – [E] De modo geral, nas sucessões ecológicas, espera-se que, no estágio clímax, se atinja um máximo de diversidade e de biomassa, características que, desse ponto em diante, se mantêm constantes.
9 – [D]

 

10 – [D] [III] Falso. A complexidade de nichos é menor em uma comunidade pioneira do que numa comunidade clímax. Os organismos pioneiros que iniciam uma sucessãoecológica são espécies resistentes às variações de fatores ambientais, suportando alta insolação,
encharcamento, poluição, etc.

Veja também:

Exercícios Resolvidos de Geografia sobre os Problema ambientais, para estudantes de Geografia, Biologia e Ensino Médio.

Problemas Ambientais Geografia Exercícios

1. (UFSC). Problemas Ambientais: O caminho trilhado pela humanidade, desde os primórdios até os dias atuais, …

Questões de Ecologia respondidas sobre Os Desequilíbrios Ambientais: Poluição para estudantes e concurseiros.

Os Desequilíbrios Ambientais: Poluição Questões Respondidas – 02

11. Vunesp. Poluição: O homem moderno tem provocado freqüentes desequilíbrios na natureza. A presença de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.