Desequilíbrios Ambientais 10 Exercícios Respondidos

Questão 01 sobre Desequilíbrios Ambientais: PUC-RJ. A partir da Revolução Industrial, o teor de gás carbônico (CO2) atmosférico, que era em torno de 275 ppm (partes por milhão), sofreu um aumento da ordem de 25%. Estima-se que, em 2050, se mantidas as taxas atuais de emissão desse gás, sejam atingidos teores entre 550 e 650 ppm. Qual a alternativa que aponta, respectivamente, a principal causa de aumento do CO2 atmosférico e uma possível forma de redução desse fenômeno?

a) Desmatamento na Amazônia e reflorestamento em larga escala.
b) Uso de gases contendo CFC e erradicação da energia nuclear.
c) Aumento das áreas cultivadas e campanhas de educação ambiental.
d) Queima de combustíveis fósseis e reflorestamento em larga escala.
e) Destruição da camada de ozônio e redução da atividade industrial.


Questão 02. PUC-MG. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, o acordo do Protocolo de Kyoto, realizado no Japão com a presença de 150 países, propôs medidas para a redução da emissão de gás carbônico.

Das afirmativas abaixo, é incorreto afirmar:
a) Os países mais desenvolvidos afetam mais o ambiente com a emissão de CO2 que os pobres.

b) Os Estados Unidos não assinaram o Protocolo alegando que haveria prejuízo em sua economia provocando desemprego.

c) A redução do CO2 em todo o planeta poderá contribuir para o aumento do efeito estufa, melhorando a temperatura ambiental.

d) Evitando desmatamentos, queimadas e grande consumo de combustíveis, os países estarão contribuindo para a redução de CO2.


Questão 03. Fuvest-SP. A recente descoberta de uma vasta região de mar descongelado no Pólo Norte é um exemplo dos efeitos do aquecimento global pelo qual passa o planeta. Alarmados com a situação, alguns países industrializados elaboraram uma carta de intenções em que se comprometem a promover amplos reflorestamentos, como uma estratégia para reduzir o efeito estufa e conter o aquecimento global. Tal estratégia baseia-se na hipótese de que o aumento das áreas de florestas promoverá maior:

a) liberação de gás oxigênio, com aumento da cama da de ozônio e redução da radiação ultravioleta.

b) retenção do carbono na matéria orgânica das árvores, com diminuição do gás carbônico atmosférico

responsável pelo efeito estufa.

c) disponibilidade de combustíveis renováveis e, conseqüentemente, menor queima de combustíveis fósseis, que liberam CFC (clorofluorcarbono).

d) absorção de CFC, gás responsável pela destruição da camada de ozônio.

e) sombreamento do solo, com o resfriamento da superfície terrestre.


Questão 04 sobre Desequilíbrios Ambientais: Unirio-RJ. O esquema representa um problema ambiental provocado pela interferência do homem na biosfera. Como conseqüência direta dessa quebra de sinergia deve-se esperar que ocorra:

interferência do homem na biosfera

 

a) maior incidência de mutações.
b) aumento da temperatura global.
c) aumento do nível dos oceanos.
d) degelo das calotas polares.
e) chuva ácida.


Questão 05. Vunesp. Dentre as várias formas de interferência do homem no ambiente natural, pode ser citada a destruição da camada de ozônio. Uma das conseqüências previsíveis advindas desse fenômeno para a humanidade seria:

a) o aumento da temperatura da Terra, o que derreteria as calotas polares, elevaria o nível dos oceanos, submergindo cidades costeiras.

b) o aumento da concentração de CO, que tem a propriedade de combinar-se com a hemoglobina do sangue de maneira estável, prejudicando assim o transporte de oxigênio.

c) o aumento da concentração de dióxido de enxofre, que, em contato com ar úmido, se oxida e se transforma em ácido sulfúrico, que ataca mármores, paredes de edifícios, carros etc.

d) a ocorrência freqüente de inversão térmica, levando a aumentos apreciáveis das taxas de poluentes do ar.

e) o aumento na incidência da radiação ultravioleta proveniente do Sol, o que provocaria, muito provavelmente, um acréscimo da taxa de mutação gênica e casos de câncer de pele.


Questão 06. FGV-SP. Assinale a afirmativa correta sobre ozônio.

a) Porque pode absorver radiação ultravioleta, o ozônio é utilizado para a desinfecção da água potável.

b) Porque pode matar bactérias, a presença do ozônio no ar que respiramos é benéfica à saúde humana.

c) Os efeitos benéficos do ozônio à saúde humana se devem à sua propriedade de absorver radiação infra vermelha.

d) Como o ozônio reage com a radiação ultravioleta ao nível do solo, ele protege os humanos contra câncer de pulmão.

e) A diminuição dos níveis estratosféricos de ozônio é uma preocupação mundial no que diz respeito ao meio ambiente.


Questão 07 sobre Desequilíbrios Ambientais: Fuvest-SP. Os ambientalistas lutam para que seja banido o uso dos clorofluorcarbonos (CFCs), utilizados, por exemplo, nos aerossóis.

a) Qual o principal efeito nocivo do CFC sobre o ambiente?
b) Como isso afeta os seres vivos?


Questão 08. Cesgranrio-RJ. Nos grandes centros urbanos a venda de geladeiras dobrou. Esse é o principal motivo para o aumento de consumo de cloro fluorcarbonos (CFCs) no Brasil, onde o produto é usado como resfriante.
Imprensa local, setembro 1997.

A emissão de poluentes como os CFCs está diretamente ligada a um sério desequilíbrio ecológico que compromete a(o):
a) camada de ozônio.
b) inversão térmica.
c) capa de gás carbônico.
d) efeito estufa.
e) aumento das chuvas ácidas.


Questão 09. UFJF-MG. As árvores da floresta do Tatu estão ficando sem folhas. Pesquisadores do Jardim Botânico de Dnul (distrito de Palomas-MG), em recente estudo realizado na floresta do Tatu (importante remanescente de mata Atlântica), mostraram que os elevados índices pluviométricos registrados nas proximidades da metalúrgica Caribe S.A. e a incidência de ventos no sentido da floresta do Tatu podem ser os principais causadores da misteriosa queda de folhas e queima da vegetação na referida floresta. O Dr. João Silva, coordenador das pesquisas, prevê que, se não forem tomadas medidas urgentes, as árvores estarão sem uma folha em menos de dois anos.

A partir da leitura da matéria publicada no Diário de Palomas, é possível concluir que se trata de:
a) crescimento desordenado de Palomas.
b) vazamento no reservatório municipal de Palomas.
c) chuva ácida.
d) simples coincidência.
e) desmatamento clandestino para facilitar a exploração de madeira.


Questão 10 sobre Desequilíbrios Ambientais: ENEM. Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2), que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida).

Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:
I. as chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.

II. as chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.

III. as chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada. Dessas afirmativas, está(ão) correta(s):

a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I e III, apenas.


🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.


Gabarito com as respostas do simulado com Exercícios sobre Desequilíbrios Ambientais:

01.D;

02. C;

03. B;

04. A;

05. E;

06. E;

07. a) O gás CFC, quando liberado na atmosfera, atinge a camada de ozônio (O3), reagindo com este e o reduzindo a oxigênio (O2), o que diminui a quantidade de O3 na atmosfera.

b) A camada de ozônio é um filtro protetor contra o excesso de radiação ultravioleta. Com a destruição da camada de O3, altas doses de radiação podem atingir os seres vivos, causando mutações genéticas e câncer de pele.

08. A;

09. C;

10. C

Deixe um comentário