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Independência do Brasil Questões Resolvidas

Exercícios sobre a Independência do Brasil com Gabarito para estudantes do Ensino Médio e Nível Superior.

01. UPF-RS. Independência do Brasil:

 A Independência do Brasil, em 1822, foi fruto de uma série de fatores cujo ponto de partida se pode loca­lizar na vinda da família real para o Brasil, em 1808. Com a Corte no Brasil e a sede da monarquia para cá transmutada, deflagrou-se uma verdadeira inversão de papéis, tornando-se Portugal uma “colônia de uma colônia sua”. A tentativa de Portugal de reverter essa situação e tornar-se novamente metrópole do Brasil foi revelada de forma mais contundente através da:

a) Inconfidência Mineira, de 1789.

b) Revolução do Porto, de 1820.

c) Revolução Pernambucana, de 1817.

d) Revolução Francesa, de 1789.

e) Revolução Praieira, de 1848.

 

 

02. Mackenzie-SP

O processo de independência do Brasil caracterizou-se por:

a) ser conduzido pela classe dominante, que manteve o governo monárquico como garantia de seus privilégios.

b) ter uma ideologia democrática e reformista, al­terando o quadro social imediatamente após a independência.

c) evitar a dependência dos mercados internacionais, criando uma economia autônoma.

d) grande participação popular, fundamental na prolongada guerra contra as tropas metropolitanas.

e) promover um governo descentralizado e liberal através da Constituição de 1824.

 

 

03. PUC-SP

A respeito da independência do Brasil, é válido con­cluir que:

a) as camadas senhoriais, defensoras do liberalismo político, pretendiam não apenas a emancipação política, mas também a alteração das estruturas econômicas.

b) o liberalismo defendido pela aristocracia rural apoiava a emancipação dos escravos.

c) a independência brasileira se caracterizou por ter sido um processo revolucionário com a participa­ção popular.

d) a independência brasileira foi um arranjo político que preservou a monarquia como forma de governo e também os privilégios da classe proprietária.

e) a independência brasileira resultou do receio de D. Pedro I de perder o poder aliado ao seu espírito de brasilidade.

 

 

04. Mackenzie-SP

A independência brasileira é fruto mais de uma classe do que da nação tomada em seu conjunto.

Caio Prado Jr.

Identifique a alternativa que justifica e complementa o texto.

a) A independência foi liderada pelas camadas po­pulares e acompanhada de profundas mudanças sociais.

b) O movimento da independência foi uma ação da elite, preservando seus interesses e privilégios.

c) Os vários segmentos sociais uniram-se em função da longa Guerra de Independência.

d) Os setores médios urbanos comandaram a luta, fazendo prevalecer o modelo político dos radicais liberais.

e) A aristocracia rural não temia a participação da massa escrava no processo, extinguindo a escra­vidão logo após a independência.

 

 

05. UFSC

Assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s) em relação ao processo de independência do Brasil.

01. A independência do Brasil, a sete de setembro de 1822, atendeu aos interesses da elite social do Bra­sil Colônia e da burguesia portuguesa favorecida pelo decreto de Abertura dos Portos de 1808.

02. A revolta em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, liderada pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, apressou os planos de D. Pedro, apoiado pela aristocracia. Forçado pelas circunstâncias, teve de proclamar a independência.

04. No período colonial, ocorreram numerosos motins e sedições como: a Aclamação de Amador Bueno, em São Paulo, a Guerra dos Emboabas e a Revolta de Vila Rica, em Minas Gerais.

08. A maçonaria no Brasil, no século XIX, defendia os princípios liberais. As lojas maçônicas, em especial as do Rio de Janeiro, tiveram papel importante no movimento pela separação do Brasil de Portugal.

16. A independência, proclamada por D. Pedro, foi aceita incondicionalmente por todas as províncias.

Some os números dos itens corretos.

 

Bandeirantes Exercícios com Gabarito para o Enem.

 

06. Unifesp

Realizada a emancipação política em 1822, o Estado no Brasil:

a) surgiu pronto e acabado, em razão da continuida­de dinástica, ao contrário do que ocorreu com os demais países da América do Sul.

b) sofreu uma prolongada e difícil etapa de consoli­dação, tal como ocorreu com os demais países da América do Sul.

c) vivenciou, tal como ocorreu com o México, um longo período monárquico e uma curta ocupação estrangeira.

d) desconheceu, ao contrário do que ocorreu com os Estados Unidos, guerras externas e conflitos internos.

e) adquiriu um espírito interior republicano muito semelhante ao argentino, apesar da forma exterior monárquica.

 

 

07. Mackenzie-SP

A nação independente continuaria subordinada à economia colonial, passando do domínio português à tutela britânica. A fachada liberal construída pela elite europeizada ocultava a miséria e a escravidão da maioria dos habitantes do país.

Emília V. da Costa

A interpretação correta do texto anterior sobre a inde­pendência brasileira seria:

a) a nossa independência caracterizou-se pelo pro­cesso revolucionário que rompeu socialmente com o passado colonial.

b) a preservação da ordem estabelecida, isto é, escravidão, latifúndios e privilégios políticos da elite, seria garantida pelo novo governo republi­cano.

c) a rápida transformação da economia foi comanda-da pela elite política e econômica interessada na superação da ordem colonial.

d) o espírito liberal de nossas elites não impediu que elas mantivessem as estruturas arcaicas da escravidão e do latifúndio, sendo a monarquia a garantia de tais privilégios.

e) o rompimento com a dependência inglesa foi ine­vitável, já que, após a independência, o governo passou a incentivar o mercado interno e a indus­trialização.

 

 

08. PUC-MG

Sobre a independência do Brasil, é incorreto afirmar que:

a) resultou de um processo político comandado pelos grandes proprietários de terras.

b) girou em torno de D. Pedro I com o objetivo de garantir a unidade do país.

c) proporcionou mudanças radicais na estrutura de produção para beneficiar as elites.

d) continuou a produção a atender às exigências do mercado internacional.

 

 

09. UFSM-RS

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O quadro Independência ou morte, de Pedro Américo, concluído em 1888, é uma representação do 7 de se­tembro de 1822, quando o Brasil rompeu com Portugal. Essa representação enaltece o fato e enfatiza a bravura do herói D. Pedro, ocultando que:

a) o fim do pacto colonial, decretado na Conjuração Baiana, conduziu à ruptura entre Brasil e Portu­gal.

b) o processo de emancipação política se iniciara com a instalação da Corte portuguesa no Brasil e que as medidas de D. João puseram fim ao monopólio metropolitano.

c) o Brasil continuara a ser uma extensão política e administrativa de Portugal, mesmo depois do 7 de setembro.

d) a Abertura dos Portos e a Revolução Pernambuca­na se constituíram nos únicos momentos decisivos da separação Brasil – Portugal.

e) a separação estava consumada, o processo es­tava completo, visto que havia, em todo o Brasil, uma forte adesão militar, popular e escravista à emancipação.

 

 

10. UFC-CE

A respeito da independência do Brasil, é correto afirmar que:

a) implicou em transformações radicais da estrutura produtiva e da ordem social, sob o regime monár­quico.

b) significou a instauração do sistema republicano de governo, como o dos outros países da América Latina.

c) trouxe consigo o fim do escravismo e a imple­mentação do trabalho livre como única forma de trabalho e o fim do domínio metropolitano.

d) implicou em autonomia política e em reformas moderadas na ordem social decorrentes do novo status político.

e) decorreu da luta palaciana entre João VI, Carlota Joaquina e Pedro I, e teve como conseqüência imediata a abertura dos portos.

 

🔵 >>> Veja também a segunda parte desta lista de questões.

Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.

 

Gabarito com as respostas das questões sobre a Independência do Brasil:

01. B
02. A 03. D 04. B
05. 12 (04 + 08)
06. B 07. D 08. C
09. B 10. D

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