Lista com os melhores Exercícios sobre a Classificação e Origem das plantas

Questão 01 sobre a Origem das plantas: (ENEM 2012) A imagem representa o processo de evolução das plantas e algumas de suas estruturas. Para o sucesso desse processo, a partir de um ancestral simples, os diferentes grupos vegetais desenvolveram estruturas adaptativas que lhes permitiram sobreviver em diferentes ambientes.

origem das plantas e o processo de evolução

Qual das estruturas adaptativas apresentadas contribuiu para uma maior diversidade genética?
a) As sementes aladas, que favorecem a dispersão aérea.
b) Os arquegônios, que protegem o embrião multicelular.
c) Os grãos de pólen, que garantem a polinização cruzada.
d) Os frutos, que promovem uma maior eficiência reprodutiva.
e) Os vasos condutores, que possibilitam o transporte da seiva bruta.


Questão 02. (ENEM) Os frutos são exclusivos das angiospermas, e a dispersão das sementes dessas plantas é muito importante para garantir seu sucesso reprodutivo, pois permite a conquista de novos territórios. A dispersão é favorecida por certas características dos frutos (ex.: cores fortes e vibrantes, gosto e odor agradáveis, polpa suculenta) e das sementes (ex.: presença de ganchos e outras estruturas fixadoras que se aderem às penas e pelos de animais, tamanho reduzido, leveza e presença de expansões semelhantes a asas). Nas matas brasileiras, os animais da fauna silvestre têm uma importante contribuição na dispersão de sementes e, portanto, na manutenção da diversidade da flora.
CHIARADIA, A. Mini-manual de pesquisa: Biologia. Jun. 2004 (adaptado).

Das características de frutos e sementes apresentadas, quais estão diretamente associadas a um mecanismo de atração de aves e mamíferos?
a) Ganchos que permitem a adesão aos pelos e penas.
b) Expansões semelhantes a asas que favorecem a flutuação.
c) Estruturas fixadoras que se aderem às asas das aves.
d) Frutos com polpa suculenta que fornecem energia aos dispersores.
e) Leveza e tamanho reduzido das sementes, que favorecem a flutuação.


Questão 03. (ENEM 2005) Caso os cientistas descobrissem alguma substância que impedisse a reprodução de todos os insetos, certamente nos livraríamos de várias doenças em que esses animais são vetores.

Em compensação teríamos grandes problemas como a diminuição drástica de plantas que dependem dos insetos para polinização, que é o caso das
a) briófitas como os musgos.
b) pteridófitas como as samambaias.
c) gimnospermas como os pinheiros.
d) angiospermas como as árvores frutíferas.


Questão 04 sobre a Origem das plantas: (ENEM 2010) A produção de hormônios vegetais (como a auxina, ligada ao crescimento vegetal) e sua distribuição pelo organismo são fortemente influenciadas por fatores ambientais. Diversos são os estudos que buscam compreender melhor essas influências. O experimento seguinte integra um desses estudos.

experimento produção de hormônios vegetais

O fato de a planta do experimento crescer na direção horizontal, e não na vertical, pode ser explicado pelo argumento de que o giro faz com que a auxina se:

a) distribua uniformemente nas faces do caule, estimulando o crescimento de todas elas de forma igual.

b) acumule na face inferior do caule e, por isso, determine um crescimento maior dessa parte.

c) concentre na extremidade do caule e, por isso, iniba o crescimento nessa parte.

d) distribua uniformemente nas faces do caule e, por isso, iniba o crescimento de todas elas.

e) concentre na face inferior do caule e, por isso, iniba a atividade das gemas laterais.


Questão 05. (ENEM 2006) Na transpiração, as plantas perdem água na forma de vapor através dos estômatos. Quando os estômatos estão fechados, a transpiração torna-se desprezível. Por essa razão, a abertura dos estômatos pode funcionar como indicador do tipo de ecossistema e da estação do ano em que as plantas estão sendo observadas. A tabela a seguir mostra como se comportam os estômatos de uma planta da caatinga em diferentes condições climáticas e horas do dia. Considerando a mesma legenda dessa tabela, assinale a opção que melhor representa o comportamento dos estômatos de uma planta típica da Mata Atlântica.

tabela experimento transpiração e estomatos das plantas


Questão 06. (ENEM 1998) Alunos de uma escola no Rio de Janeiro são convidados a participar de uma excursão ao Parque Nacional de Jurubatiba. Antes do passeio, eles leem o trecho de uma reportagem publicada em uma revista:

“Jurubatiba será o primeiro parque nacional em área de restinga, num braço de areia com 31 quilômetros de extensão, formado entre o mar e dezoito lagoas. Numa área de 14.000 hectares, ali vivem jacarés, capivaras, lontras, tamanduás-mirins, além de milhares de aves e de peixes de água doce e salgada. Os peixes de água salgada, na época das cheias, passam para as lagoas, onde encontram abrigo, voltando ao mar na cheia seguinte. Nos terrenos mais baixos, próximos aos lençóis freáticos, as plantas têm água suficiente para aguentar longas secas. Já nas áreas planas, os cactos são um dos poucos vegetais que proliferam, pintando o areal com um verde pálido.”

Depois de ler o texto, os alunos podem supor que, em Jurubatiba, os vegetais que sobrevivem nas áreas planas têm características tais como:

a) quantidade considerável de folhas, para aumentar a área de contato com a umidade do ar nos dias chuvosos.

b) redução na velocidade da fotossíntese e realização ininterrupta desse processo, durante as 24 horas.

c) caules e folhas cobertos por espessas cutículas que impedem o ressecamento e a consequente perda de água.

d) redução do calibre dos vasos que conduzem a água e os sais minerais da raiz aos centros produtores do vegetal, para evitar perdas.

e) crescimento sob a copa de árvores frondosas, que impede o ressecamento e consequente perda de água.


Questão 07. (UFJF/96) No ciclo de uma angiosperma apresentado abaixo, as fases numeradas de 1, 2 e 3 apresentam as respectivas ploidias (número de cromossomos):

origem e ciclo de uma angiosperma

a) 1: 2n; 2: 2n; 3: 2n.
b) 1: 1n; 2: 2n; 3: 3n.
c) 1: 1n; 2: 2n; 3: 2n.
d) 1: 2n; 2: 1n; 3: 1n
e) 1: 1n; 2: 2n; 3: 2n


Questão 08 sobre a Origem das plantas: (MACK/2000) As figuras ao lado mostram as gerações gametofítica e esporofítica dos vegetais. Assinale a alternativa INCORRETA

gerações gametofítica e esporofítica dos vegetais

a) A, B, C e D representam as faces esporofíticas.
b) E, F, G e H representam as faces gametofíticas.
c) As fases gametofíticas são haploides e as esporofíticas são diploides.
d) As células de H são haploides.
e) As células de H são formadas por meiose.


Questão 09. (FUNREI/97) Nas briófitas, a inexistência de um sistema vascular condutor de seiva e a ocorrência de gametas flagelados móveis determinam que essas plantas sejam: a) Consideradas mais evoluídas que as algas.

a) Sempre de porte pequeno e vivam em locais úmidos e sombreados.
b) De ocorrência exclusivamente aquática, principalmente marinha.
c) Independentes de um substrato para fixação e da água durante a fecundação.


Questão 10 sobre a Origem das plantas: (MACK-2000) A figura representa o óvulo de uma angiosperma. Após a fecundação,

óvulo de uma angiosperma

o embrião e o endosperma irão se formar, respectivamente, a partir de:
A) I e II.
B) III e II.
C) II e III.
D) III e IV.
E) IV e II.


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Gabarito com as respostas dos exercícios de botânicas sobre a classificação e Origem das plantas:

01. C;
02. D;
03. E;
04. A;
05. E;

06. C;
07. C;
08. E;
09. B;
10. E

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