Histologia e Morfologia Vegetal Exercícios com Gabarito

Questão 01 sobre Histologia e Morfologia Vegetal: PUC-RS. Solicitou-se a um grupo de alunos que cada um apresentasse um exemplar (inteiro ou parte dele) de uma planta com caule do tipo colmo. Atendeu corretamente o solicitado o aluno … com um exemplar de … .

a) Fernando – roseira
b) Telmo – laranjeira
c) Rafael – milho
d) Pedro – mamoeiro
e) Geraldo – feijoeiro


Questão 02. PUC-RS

pé de uma planta cujo caule é um estolão

A figura representa o pé de uma planta cujo caule, por sua morfologia, pode ser considerado do tipo:

a) colmo.
b) estolão.
c) haste.
d) cladódio.
e) estipe.


Questão 03. UFPel-RS. Se as folhas são órgãos que desempenham papel importante para o vegetal e as cactáceas geralmente não possuem folhas, neste caso, as funções das folhas são transferidas para:

a) a flor.
b) a raiz.
c) o caule
d) o espinho.
e) o fruto.


Questão 04. UECE. Muitos vegetais xerófitos (que vivem em lugares secos) são espinhosos porque os espinhos:

a) são adaptações de folhas para diminuir a transpiração.
b) defendem o vegetal do ataque de insetos.
c) diminuem a ação predatória do homem.
d) irradiam calor, diminuindo a temperatura.


Questão 05 sobre Histologia e Morfologia Vegetal: UCS-RS. Na planta xerófita, é comum observarmos alterações morfológicas como ____I____. O controle das trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente realiza-se através de ____II , sendo o transporte de íons minerais e o de nutrientes orgânicos, respectivamente, atribuídos ao ____III .

Assinale a alternativa cujo conteúdo corresponde ao preenchimento correto das lacunas I, II e III do texto acima.

Histologia e Morfologia Vegetal tabela de exercícios

Questão 06. UEL-PR. Uma dona de casa prepara uma sopa com água, carne, cenoura, salsinha, batatinha-inglesa e sal. Os órgãos vegetais usados para preparar a sopa são:

a) raiz, folha e fruto.
b) fruto, caule e raiz.
c) raiz, folha e caule.
d) raiz, caule e semente.
e) caule, semente e folha.


Questão 07. UEL-PR. A batata-doce, o tomate, a cenoura, o brócolis e a batata-inglesa são, respectivamente:

a) caule, fruto, raiz, folha e raiz.
b) raiz, fruto, raiz, folha e caule.
c) caule, fruto, raiz, semente e raiz.
d) raiz, fruto, raiz, flor e caule.
e) raiz, fruto, raiz, folha e raiz.


Questão 08. UFU-MG. Em uma barraca de feira livre, um feirante colocou à venda os seguintes produtos: cenoura, beterraba, mandioca e batatinha. O feirante estava comercializando produtos de partes comestíveis de plantas, cujos órgãos, além de possuírem valor nutritivo, desenvolvem-se no interior do solo.

Sobre os alimentos comercializados, assinale a alternativa correta.
a) A mandioca e a batatinha são raízes pivotantes que se desenvolvem para armazenamento de substâncias de reserva.

b) A batatinha e a beterraba são tubérculos radiculares.

c) A mandioca e a cenoura são adaptações radiculares para a reserva de nutrientes.

d) A cenoura e a batatinha apresentam gemas laterais que originam os rizomas.


Questão 09. FEI-SP. Uma pessoa, ao se alimentar de cenoura, batata comum, alface, couve-flor e feijão, alimentou-se respectivamente das seguintes partes comestíveis de plantas:

a) raiz, caule, folha, flor e semente.
b) caule, raiz, flor, folha e semente.
c) raiz, caule, flor, folha e semente.
d) caule, semente, folha, flor e raiz.
e) raiz, semente, flor, folha e caule.


Questão 10 sobre Histologia e Morfologia Vegetal: Vunesp. Considere uma refeição em que estão incluídos arroz-branco, feijão, batata-inglesa, alface e pimentão. Assinale a alternativa que representa a parte comestível dos vegetais citados, na ordem em que foram apresentados:

a) endosperma da semente, semente, raiz, folha e fruto.
b) endosperma da semente, semente, caule, folha e fruto.
c) semente, endosperma da semente, caule, folha e fruto.
d) fruto, semente, raiz, folha e endosperma da se-mente.
e) semente, fruto, caule, folha e fruto.


Questão 11. UFMS. Considerando-se a raiz, o caule e as folhas de uma angiosperma, é correto afirmar que:

01. os pêlos absorventes estão presentes na zona de alongamento da raiz.

02. as plantas dos manguezais são caracterizadas por apresentarem raízes-suporte.

04. o caule morangueiro cresce sobre o solo produzindo gemas de espaço em espaço, e é denominado estolho ou estolão.

08. a gema apical do caule promove o seu crescimento em extensão.

16. as folhas são ricas em cloroplastos e adaptadas à realização da fotossíntese.


Questão 12. Udesc. As angiospermas possuem três tipos básicos de órgãos: raiz, caule e folha. Em relação a esses órgãos, assinale a alternativa correta.

a) As folhas apresentam função de sustentação.

b) A raiz é a porção do eixo principal de um vegetal, geralmente clorofilada, subterrânea e que apresenta gemas laterais.

c) Em plantas aquáticas, as raízes promovem a fotossíntese e a liberação de oxigênio para o meio externo.

d) Podemos observar caules aéreos, subterrâneos ou aquáticos, de acordo com as características dos vegetais.


Questão 13 sobre Histologia e Morfologia Vegetal: UFC-CE. O corpo dos vegetais superiores é composto por dois conjuntos básicos de estruturas: vegetativas e reprodutivas. Enquanto as estruturas vegetativas garantem a manutenção do indivíduo com uma unidade dentro da população, as estruturas reprodutivas são responsáveis pela propagação deste indivíduo e pela conseqüente manutenção do estoque genético da espécie. No que se refere às estruturas vegetativas, resolva os itens a seguir:

a) Quais as funções do caule e da raiz na planta? Cite pelo menos duas funções de cada órgão.

b) Quais as características morfológicas (ou fisiológicas) de cada um desses órgãos? Cite pelo menos duas características de cada.

c) Em geral, caules e raízes desenvolvem-se, respectivamente, acima e abaixo do solo. Acontece que determinadas plantas apresentam um padrão de crescimento um tanto quanto diferente. Cite dois exemplos de caules subterrâneos e dois exemplos de raízes aéreas.


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Gabarito com as respostas da lista de exercícios sobre Histologia e Morfologia Vegetal:

01. C;
02. B;
03. C;
04. A;
05. D;

06. C;
07. D;
08. C;
09. A;
10. B;

11. Corretas: 02, 04, 08 e 16;

12. D;

13. a) Caule: sustentação, condução de seiva.
Raiz: fixação ao substrato, absorção de nutrientes.

b) Caule: presença de gemas, maior desenvolvimento dos tecidos condutores.
Raiz: ausência de gemas, existência de endoderme.

c) Caule: tubérculo (batata inglesa), rizoma (bananeira.
Raiz: pneumatóforos e raízes-escora (plantas de mangue).

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